Educação geográfica e formação de professores no Brasil e Portugal: trajetórias e atualidades

Autores

Glauciana Alves Teles
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0002-6952-8837
José Falcão Sobrinho
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0002-7399-6502
Sérgio Claudino
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
https://orcid.org/0000-0001-6987-4812

Palavras-chave:

Educação geográfica, Formação de professores, Geografia

Sinopse

Este livro é fruto de reflexões sobre a Educação Geográfica e a Formação de Professores de Geografia no Brasil e em Portugal, sendo uma produção bibliográfica do II Seminário Nacional sobre Educação Geográfica, Formação de Professores e Metodologias de Ensino. Este evento foi realizado em abril de 2023, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Propgeo), e com a organização do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (Lapegeo) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tendo como coordenadora geral a Profa. Dra. Glauciana Alves Teles. Cabe mencionar o importante apoio ao evento do Programa de Apoio a eventos no País (Paep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), edital 06/2022, que tornou possível a presença de professores de instituições de ensino superior do Brasil, como dos estados do Ceará, Paraíba e Espírito Santo, e estrangeira, como de Lisboa, Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Doutora e Mestre em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO) da UECE. Atualmente é docente do curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Acadêmico (PROPGEO) da UVA. Coordena, também, o grupo de pesquisa Geografia, Ensino e Formação Docente (DGP/CNPq), o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO) e o Projeto Nós Propomos! Educação Geográfica, Inovação e Cidadania Geográfica na UVA.

http://lattes.cnpq.br/8384644066218099

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Pós Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Geografia pela Universidade de Uberlândia (UFU). É docente Associado do curso de Geografia e docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Acadêmico (PROPGEO) da UVA. Coordena o Laboratório de Pesquisa e Extensão do Semiárido (LAPESI) e a Rede de Pesquisa e Extensão do semiárido (RPESA).

http://lattes.cnpq.br/1116969589809299

Sérgio Claudino, Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Mestre em Geografia Humana e Planejamento Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e Investigador Principal do Centro de Estudos Geográficos (CEG-UL). Idealizador e Coordenador nacional e internacional do Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica.

http://lattes.cnpq.br/8727109556137218

Capa Educação Geográfica

Downloads

Publicado

agosto 1, 2024
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.