Anais do II Seminário Nacional de Educação Geográfica: Formação de Professores, Metodologias de Ensino

Autores

Glauciana Alves Teles (ed)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0002-6952-8837
José Falcão Sobrinho (ed)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0002-7399-6502
Virgínia Célia Cavalcante de Holanda (ed)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0001-6070-7292

Palavras-chave:

Educação geográfica, Formação de professores, Metodologias de ensino de geografia

Sinopse

Estes ANAIS reúnem textos debatidos nos eixos e grupos de diálogos que receberam trabalhos completos nas modalidades Pesquisas Acadêmicas e Relatos de Experiencias Educativas. As Pesquisas Acadêmicas aceitas se constituem em pesquisas na área de Ensino de Geografia e Formação de Professores de Geografia realizadas em nível de graduação (TCC, IC, PIBID, Residência Pedagógica, Projetos de Extensão, entre outras), pós-graduação (em nível de especialização, mestrado e doutorado), projetos individuais de professores universitários e pesquisas realizadas por docentes da Educação Básica. Já os Relatos de Experiencias Educativas se constituíram em relatos de experiências em forma de textos acadêmicos frutos de experiências realizadas na educação básica e/ou no ensino superior e tiveram por objetivo compartilhar as práticas de ensino, pesquisa e extensão em ambientes formais e não formais de educação. Desse modo, esta produção científica tem importância fundamental na contribuição e nos avanços das pesquisas na área do ensino de Geografia na contemporaneidade, visto que as temáticas dos eixos buscaram contemplar as mais recentes questões abordadas no âmbito da ciência geográfica e da geografia escolar. Esta produção científica dialoga, também, com uma perceptiva de internacionalização e, ao mesmo tempo, com vasta produção cientifica que o PROPGEO vem buscando consolidar.

ISBN: 978-65-5421-099-7 - e-book - pdf

Capítulos

  • Gênero e diversidade no ensino básico
    como estas questões são abordadas no livro didático de Geografia?
    Francisca Araújo Machado, Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes, Maria Dasdores de Souza Santos
  • Formação de professores de Geografia e as relações étnico-raciais
    Ademilson da Silva Matos
  • Ensino de Geografia, Lei n° 11.645/2008 e a educação antirracista
    construindo práticas geográficas na educação básica
    Hermerson Gustavo dos Santos Soares, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima
  • Diálogos da educação geográfica com o território, a partir da escola indígena Jenipapo Kanindé, em Aquiraz-CE
    Kayro Rocha Galdino , Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima
  • Educação do campo e ensino de Geografia no ensino fundamental (anos finais)
    algumas possibilidades sobre a Base Nacional Comum Curricular
    Paulo Henrique de Souza Lima, Heibe Santana da Silva
  • Geografia para a cidadania na Educação de Jovens e Adultos
    uma análise em Quixadá-CE
    Rafaella Dias Galdino da Silva, Camila Freire Sampaio18
  • Ensino e Geografia: uma análise teórico-filosófico possível aos olhos da Base Nacional Comum Curricular
    Francisco Leandro da Costa Soares, Antonio Avelar Macedo Neri
  • Política Nacional do Livro Didático e as coleções didáticas das ciências humanas e sociais aplicadas
    possibilidades e fragilidades no ensino de Geografia e Sociologia
    Adriel Arthur de Oliveira Gomes, Carina Copatti
  • Políticas públicas educacionais e a perspectiva do professor
    a influência do SPAECE na construção do currículo escolar de ciências humanas no estado do Ceará
    Milvane Regina Eustáquia Gomes Vasconcelos, Edgleison Vasconcelos Diogo
  • A cartografia escolar na formação de professores (as) de Geografia
    uma breve análise dos PPC’s dos cursos de licenciatura das IES públicas do estado do Ceará
    Danisléo Lima Alves, Allanis Silva dos Santos, Sulivan Pereira Dantas
  • Reflexões acerca da reforma do ensino médio na educação do campo
    Paola Santos da Paz, Brendon Bessa Lima, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
  • A importância do estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografia
    experiência e vivência realizada na E.M.E.F. Lucas Ferreira
    Leandra Lima de Sousa
  • Desdobramentos do estágio supervisionado no retorno das aulas presenciais
    desafios e potencialidades
    Jussara Mary da Cunha, Raimunda Aurilia Ferreira de Sousa
  • Contribuições do Programa Residência Pedagógica em Geografia para educação básica em tempos de pandemia
    Tiago Cartaxo de Lucena, Alcides Furtado Brito, Ruth Ribeiro Brito Rocha
  • O estágio supervisionado em Geografia
    um relato de experiência no fundamental II e ensino médio
    Antonio Leonardo Silva
  • Pibid e ensino de Geografia: práticas pedagógicas na escola José Euclides Ferreira Gomes - Sobral - Ceará
    Jerfeson Alves Costa, Virginia Celia Cavalcante de Holanda, Sandra Maria Fontenelle Magalhães
  • A cartografia como elemento da prática avaliativa em Geografia no ensino fundamental
    Francisco José da Silva Santos
  • Recursos metodológicos para o ensino de Geografia
    tornando as aulas mais atrativas aos educandos
    Amanda Ferreira da Silva, Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes
  • A cartografia tátil como recurso didático na construção de conceitos geográficos de alunos deficientes visuais
    Yvina Pedrosa Vieira Gomes, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
  • Industriais entorno do urbano
    uma proposta com uso do Google Earth no ensino de Geografia
    José Arilson Menezes da Rocha, Micaele do Nascimento da Costa
  • Recursos e metodologias no ensino de Geografia para alunos surdos na educação básica
    Estado da Arte
    Luzimária Rodrigues de Oliveira, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
  • Alfabetização cartográfica e a avaliação da aprendizagem
    Allanis Silva dos Santos, Danisléo Lima Alves, Sulivan Pereira Dantas
  • Tecnologias educacionais no ensino de Geografia
    implicações na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina em Sobral, Ceará
    Erilane Martins Araújo, Glauciana Alves Teles
  • Abordagens de linguagens e metodologias geográficas
    prática pedagógica IV na regionalização de Teresina
    Edson Osterne da Silva Santos
  • Recursos metodológicos para o ensino de Geografia na educação básica
    o uso do xadrez na Escola Estadual Professora Calpurnia Caldas de Amorim, em Caicó/RN/Brasil
    Iapony Rodrigues Galvão
  • O território e a construção da territorialidade para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem
    uma breve discussão no ensino de Geografia por meio da cultura de rua
    Paula Monteiro Rodrigues
  • Vivências práticas do uso de tecnologias educacionais e o ensino de Geografia na Escola de Tempo Integral Francisco das Chagas Costa, Sobral-CE
    Sávio de Souza Carvalho, Glauciana Alves Teles

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Mestre em Geografia (linha de Pesquisa: Território, Sociedade e Cultura) pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Doutora em Geografia (linha de Pesquisa: Território, Sociedade e Cultura) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (2015). Foi professora da rede pública estadual de ensino de Ceará (2009 a 2010) e da rede pública municipal de ensino de Fortaleza (2010 a 2018). Foi professora substituta dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Estadual do Ceará e membro do Laboratório de Estudos e Urbanos e da Cidade - LEURC (2006 a 2010). Foi professora formadora do curso de Geografia Licenciatura modalidade EAD e coordenadora de Estágio Supervisionado na modalidade EAD da Universidade Estadual do Ceará (2015 a 2018). Atualmente é professora Adjunta dos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Docente Permanente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Geografia ? Mestrado Acadêmico - MAG da UVA. Coordena o grupo de pesquisa: Geografia, Ensino e Formação Docente - GEFORD (DGP/CNPQ) e o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO). É coordenadora do Subprojeto de Geografia do Programa de Interinstitucional de Iniciação à Docência ? PIBID (2020-2022), Membro da Câmara Técnica de Pesquisa de Iniciação Científica e da Câmara Técnica de Pesquisa da Pós Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação ? PRPPG/UVA. Integra as seguintes de pesquisadores: Rede Norte-Nordeste de Pesquisadores na Pós-Graduação em Geografia - RENNEGEO, Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - RECIME e a Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo - ReBeCCa. Principais interesses de pesquisa: Ensino de Geografia, Formação de professores de Geografia, Estágio Supervisionado em Geografia, Cidade e ensino de Geografia, Geografia urbana e Geografia econômica..

https://orcid.org/0000-0002-6952-8837

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA e profesor Permanete do Doutorado do PRODEMA - Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC. Pesquisador de produtividade nível 2 do CNPq.. Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP -2006) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU - 2001) é Líder da Semiarid Research and Extension Network extension network. Membro da Rede de Pesquisadores Norte e Nordeste de Geografia/RENNEGEO e da Rede Nós Propomos.. Coordenador de projetos apoiados pelo PRODETAB, CNPq, CAPES, FUNCAP. Participa de convênios com as Universidades de Lisboa e Évora. Na pesquisa, atua principalmente no ambiente semiárido, enfatizando o mapeamento do relevo e os processos erosivos. Pesquisa sobre as tecnologias de convivência com o ambiente semiárido. No ensino, enfatiza as bases teóricas e metodológicas da Geografia Física. Nas atividades de extensão desenvolve ações nas escolas públicas, coordenada projetos de Feiras de Ciências e desenvolve projetos em comunidades. É membro da comissão editorial da Revista William Morris Davis - Revista de Geomorfologia; International Journal Semiarid e editor chefe da Série Geografia do Semiárido.

https://orcid.org/0000-0002-7399-6502

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolveu Pesquisa sobre: O papel da Interiorização do Ensino Superior no espaço Urbano e Regional das cidades médias do Nordeste Brasileiro." É Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde ingressou por meio de concurso publico em 1995, sendo coordenadora do Mestrado Acadêmico da mesma Instituição no período de (2012 a 2016), fazendo atualmente parte do quadro de orientadores permanentes. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento Urbano e Regional (GEPPUR), certificado pelo CNPq. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa (2008-2018) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Cidades Médias, Circuitos Espaciais da Economia Urbana e a Geografia da Expansão do Ensino Superior no Nordeste Brasileiro. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE no período de (2007 a 2018). Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para o período de novembro de 2020 a novembro de 2022.

https://orcid.org/0000-0001-6070-7292

Francisca Araújo Machado

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

https://orcid.org/0009-0009-6445-2456

Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes

Professora colaboradora do Mestrado Acadêmico em Geografia – MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Professora efetiva na Educação Básica, vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE, atuando no Ensino Médio.

Maria Dasdores de Souza Santos

Mestra pelo Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA).

https://orcid.org/0000-0001-7078-5649

Ademilson da Silva Matos

Graduado em Geografia – Mestrando no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Frederico Westphalen.

https://orcid.org/0009-0003-5020-9160

Hermerson Gustavo dos Santos Soares

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em Geografia pela UECE. Integrante do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT) e do Grupo de Pesquisa Sistemas Técnico e Espaço.

https://orcid.org/0009-0005-6689-4515

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE. Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Geografia-CCT. Professora dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da UECE.

https://orcid.org/0000-0001-8266-3956

Luiz Cruz Lima

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE e Líder do Grupo de Pesquisas Sistemas Técnicos e Espaço.

https://orcid.org/0000-0001-7595-9652

Kayro Rocha Galdino

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em Geografia pela UECE. Integrante do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT).

https://orcid.org/0009-0001-2146-5101

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO-UECE). Professora dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi. Coordena o Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) e o Grupo de Estudos e Articulação “Ensino de Geografia e Territórios”. Integra o Grupo de Pesquisa Sistemas Técnicos e Espaço (CNPq).

https://orcid.org/0000-0001-8266-3956

Paulo Henrique de Souza Lima

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA; Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

https://orcid.org/0000-0003-3001-3032

Heibe Santana da Silva

Dr. em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, atualmente Professor Substituto do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri-URCA.

https://orcid.org/0000-0001-9200-9309

Rafaella Dias Galdino da Silva

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal do Ceará–IFCE.

https://orcid.org/0009-0008-5261-6217

Camila Freire Sampaio18

Doutora em Geografia. Professora do Instituto Federal do Ceará–IFCE.

https://orcid.org/0000-0002-9783-9405

Francisco Leandro da Costa Soares

IFCE-campus de Crateús, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES).

https://orcid.org/0000-0001-7359-7299

Antonio Avelar Macedo Neri

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará (IFCE-Campus Ubajara).

https://orcid.org/0000-0002-5384-4966

Adriel Arthur de Oliveira Gomes

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais (UFES). Bolsista de Iniciação Científica pelo edital PIIC 2022-2023.

https://orcid.org/0000-0003-4226-5018

Carina Copatti

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade (UFES) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFES).

https://orcid.org/0000-0003-0485-388X

Milvane Regina Eustáquia Gomes Vasconcelos

Doutoranda em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e professora da rede estadual de ensino do Estado do Ceará.

https://orcid.org/0000-0002-5820-3324

Edgleison Vasconcelos Diogo

Mestre em Educação, professor da rede estadual de ensino do Estado do Ceará.

Danisléo Lima Alves

Graduando em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

https://orcid.org/0000-0002-0166-8649

Allanis Silva dos Santos

Graduanda em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

https://orcid.org/0009-0000-9970-1605

Sulivan Pereira Dantas

Doutor, mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor temporário dos cursos de Geografia da UECE. Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

https://orcid.org/0000-0002-4615-1168

Paola Santos da Paz

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), faz parte do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT), integrante do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO). Participante do Grupo de Pesquisa “Sistemas Técnicos e Espaço” - certificado pelo CNPq e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

https://orcid.org/0000-0003-3216-7043

Brendon Bessa Lima

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Compõe o quadro de participantes do Grupo de Pesquisa “Sistemas Técnicos e Espaço” - certificado pelo CNPq. Faz parte do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO-UECE). Colabora com o Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT).

https://orcid.org/0000-0002-1616-4099

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE. Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Geografia-CCT. Professora dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da UECE.

https://orcid.org/0000-0001-8266-3956

Leandra Lima de Sousa

Graduanda em Geografia Licenciatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

https://orcid.org/0000-0002-9156-3903

Jussara Mary da Cunha

Graduanda do curso de Geografia do Campus Avançado do Assú-UERN.

Raimunda Aurilia Ferreira de Sousa

Professora Dra. do curso de Geografia do Campus Avançado do Assú-UERN.

https://orcid.org/0000-0002-7897-9330

Tiago Cartaxo de Lucena

Doutorando em Geografia. Universidade Estadual do Ceará. Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDU-CE.

https://orcid.org/0000-0003-1877-9529

Alcides Furtado Brito

Doutorando em Geografia. Universidade Estadual do Ceará. Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDU-CE, Programa Residência Pedagógica-Preceptor em Geografia.

https://orcid.org/0000-0003-2910-6741

Ruth Ribeiro Brito Rocha

Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDU-CE. Programa Residência Pedagógica-Preceptora em Geografia.

Antonio Leonardo Silva

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO-UVA. Bolsista Capes.

https://orcid.org/0009-0001-6074-5739

Jerfeson Alves Costa

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA, Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO UVA.

https://orcid.org/0000-0002-1693-3273

Virginia Celia Cavalcante de Holanda

Professora Doutora dos Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA, professora do Curso de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Acadêmico – PROPGEO-UVA.

https://orcid.org/0000-0001-6070-7292

Sandra Maria Fontenelle Magalhães

Professora Doutora do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA.

Francisco José da Silva Santos

Mestre em Geografia (UFPI). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE.

https://orcid.org/0000-0002-3194-4894

Amanda Ferreira da Silva

Mestranda do programa de Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-MAG-UVA, bolsista CAPES.

https://orcid.org/0000-0002-9492-6132

Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes

Professora colaboradora no Mestrado Acadêmico em Geografia – MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Professora efetiva na Educação Básica, vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE, atuando no Ensino Médio.

Yvina Pedrosa Vieira Gomes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Vale do Acaraú (PROPGEO-UVA).

https://orcid.org/0009-0007-2787-8242

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque

Professor Doutor do Curso de Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO-UVA).

https://orcid.org/0000-0001-8588-2740

José Arilson Menezes da Rocha

Aluno do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Micaele do Nascimento da Costa

Aluna do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

https://orcid.org/0009-0002-2328-2760

Luzimária Rodrigues de Oliveira

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e aluna do curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Acopiara.

https://orcid.org/0000-0001-5069-8337

Allanis Silva dos Santos

Graduanda em Geografia - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

https://orcid.org/0009-0000-9970-1605

Glauciana Alves Teles

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta do curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO).

https://orcid.org/0000-0002-6952-8837

Edson Osterne da Silva Santos
Iapony Rodrigues Galvão

Docente do Departamento de Geografia-CERES-UFRN.

https://orcid.org/0000-0003-4596-2871

Paula Monteiro Rodrigues

Licencianda do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF - Campus Angra dos Reis).

Sávio de Souza Carvalho

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 2022-2024, Centro de Ciências Humanas (CCH), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

https://orcid.org/0000-0001-8395-3437

Capa Anais II SNEG

Downloads

Publicado

1 novembro 2023
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.