Anais do II Seminário Nacional de Educação Geográfica: Formação de Professores, Metodologias de Ensino
Palavras-chave:
Educação geográfica, Formação de professores, Metodologias de ensino de geografiaSinopse
Estes ANAIS reúnem textos debatidos nos eixos e grupos de diálogos que receberam trabalhos completos nas modalidades Pesquisas Acadêmicas e Relatos de Experiencias Educativas. As Pesquisas Acadêmicas aceitas se constituem em pesquisas na área de Ensino de Geografia e Formação de Professores de Geografia realizadas em nível de graduação (TCC, IC, PIBID, Residência Pedagógica, Projetos de Extensão, entre outras), pós-graduação (em nível de especialização, mestrado e doutorado), projetos individuais de professores universitários e pesquisas realizadas por docentes da Educação Básica. Já os Relatos de Experiencias Educativas se constituíram em relatos de experiências em forma de textos acadêmicos frutos de experiências realizadas na educação básica e/ou no ensino superior e tiveram por objetivo compartilhar as práticas de ensino, pesquisa e extensão em ambientes formais e não formais de educação. Desse modo, esta produção científica tem importância fundamental na contribuição e nos avanços das pesquisas na área do ensino de Geografia na contemporaneidade, visto que as temáticas dos eixos buscaram contemplar as mais recentes questões abordadas no âmbito da ciência geográfica e da geografia escolar. Esta produção científica dialoga, também, com uma perceptiva de internacionalização e, ao mesmo tempo, com vasta produção cientifica que o PROPGEO vem buscando consolidar.
ISBN: 978-65-5421-099-7 - e-book - pdf
Capítulos
-
Gênero e diversidade no ensino básicocomo estas questões são abordadas no livro didático de Geografia?
-
Formação de professores de Geografia e as relações étnico-raciais
-
Ensino de Geografia, Lei n° 11.645/2008 e a educação antirracistaconstruindo práticas geográficas na educação básica
-
Diálogos da educação geográfica com o território, a partir da escola indígena Jenipapo Kanindé, em Aquiraz-CE
-
Educação do campo e ensino de Geografia no ensino fundamental (anos finais)algumas possibilidades sobre a Base Nacional Comum Curricular
-
Geografia para a cidadania na Educação de Jovens e Adultosuma análise em Quixadá-CE
-
Ensino e Geografia: uma análise teórico-filosófico possível aos olhos da Base Nacional Comum Curricular
-
Política Nacional do Livro Didático e as coleções didáticas das ciências humanas e sociais aplicadaspossibilidades e fragilidades no ensino de Geografia e Sociologia
-
Políticas públicas educacionais e a perspectiva do professora influência do SPAECE na construção do currículo escolar de ciências humanas no estado do Ceará
-
A cartografia escolar na formação de professores (as) de Geografiauma breve análise dos PPC’s dos cursos de licenciatura das IES públicas do estado do Ceará
-
Reflexões acerca da reforma do ensino médio na educação do campo
-
A importância do estágio supervisionado no curso de licenciatura em Geografiaexperiência e vivência realizada na E.M.E.F. Lucas Ferreira
-
Desdobramentos do estágio supervisionado no retorno das aulas presenciaisdesafios e potencialidades
-
Contribuições do Programa Residência Pedagógica em Geografia para educação básica em tempos de pandemia
-
O estágio supervisionado em Geografiaum relato de experiência no fundamental II e ensino médio
-
Pibid e ensino de Geografia: práticas pedagógicas na escola José Euclides Ferreira Gomes - Sobral - Ceará
-
A cartografia como elemento da prática avaliativa em Geografia no ensino fundamental
-
Recursos metodológicos para o ensino de Geografiatornando as aulas mais atrativas aos educandos
-
A cartografia tátil como recurso didático na construção de conceitos geográficos de alunos deficientes visuais
-
Industriais entorno do urbanouma proposta com uso do Google Earth no ensino de Geografia
-
Recursos e metodologias no ensino de Geografia para alunos surdos na educação básicaEstado da Arte
-
Alfabetização cartográfica e a avaliação da aprendizagem
-
Tecnologias educacionais no ensino de Geografiaimplicações na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina em Sobral, Ceará
-
Abordagens de linguagens e metodologias geográficasprática pedagógica IV na regionalização de Teresina
-
Recursos metodológicos para o ensino de Geografia na educação básicao uso do xadrez na Escola Estadual Professora Calpurnia Caldas de Amorim, em Caicó/RN/Brasil
-
O território e a construção da territorialidade para o desenvolvimento de ensino-aprendizagemuma breve discussão no ensino de Geografia por meio da cultura de rua
-
Vivências práticas do uso de tecnologias educacionais e o ensino de Geografia na Escola de Tempo Integral Francisco das Chagas Costa, Sobral-CE
Downloads
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.