Formação de professores e experiências em tempos de pandemia

Autores

Carlos Alberto Vasconcelos (ed)
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
https://orcid.org/0000-0001-9049-5294

Palavras-chave:

Pandemia, Formação de professores, Cenário de mudança, Professores, Novas tecnologias

Sinopse

O cenário atual, marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e principalmente pela crise na saúde, coloca-nos diante de temas cruciais da vida, entre os quais a educação. Os profissionais da educação, em especial os professores, dispõem de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e disponibilizar um ambiente de aprendizagem colaborativo. Estamos todos (re)aprendendo a conhecer, a comunicarmo-nos, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico. Ressaltamos, especificamente neste período pandêmico, que as tecnologias são extensões inerentes ao ser humano dentro do ciberespaço e cada vez mais exercem primazia como recursos para a educação. Assim, os capítulos que compõem esta obra proporcionam espaços e reflexões para a (re)construção do saber, ao ensinar e aprender, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos científicos e produzir significados em suas práticas e áreas do conhecimento, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional que busca atualização contínua, a partir da formação.

ISBN: 978-65-87429-97-7 - e-book - pdf

Capítulos

  • Aulas remotas na educação básica
    Implicações para a formação de professores
    Rozevania Valadares de Meneses César , Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa
  • Formação de professores
    Reflexões em tempos de incerteza
    Alessandra dos Santos Vieira, Clara Maria Correa Pereira Andrade
  • Formação inicial de pedagogos(as) para o ensino de matemática
    A proposta curricular do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
    Cássia Machado Ribeiro Dantas
  • A formação de professores para a educação ambiental frente aos desafios da ambientalização curricular das instituições
    Natalie Batista Oliveira, Carlos Alberto Vasconcelos
  • Formação de professores no Brasil
    Da lei das escolas de primeiras letras - 1827 ao decreto presidencial nº 6.755 - 2009
    Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa, Rozevania Valadares de Meneses César
  • A formação de professores de matemática e que ensinam matemática e suas implicações para a prática pedagógica
    Eressiely Batista Oliveira Conceição, Carlos Alberto Vasconcelos
  • Avaliação da aprendizagem e formação de professores
    Uma reflexão entre teoria e prática
    Maria da Piedade Andrade do Rosário, Jordana Rabelo de Menezes
  • Formação de professores para o uso de tecnologias digitais
    Experiências exitosas da Universidade Federal de Sergipe durante a pandemia
    José Batista de Souza, Tainah dos Santos Carvalho
  • O bacharel na docência
    Um estudo sobre a atuação do professor bacharel no ensino no Instituto Federal do Pará- campus Santarém
    Weverton Santos de Jesus, José Antônio de Oliveira Júnior
  • Pipa tetraédrica de Graham Bell
    Uma experiência pedagógica no processo de formação continuada de professores para o ensino de geometria
    Elisânia Santana de Oliveira, Weverton Santos de Jesus
  • Educação a distância em tempos de pandemia
    Uma análise das relações educacionais
    Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, Alessandra Conceição Monteiro Alves, Luiz Claudio Correia dos Santos
  • A sequência didática digital na produção virtual de paródias
    Fábio Pires de Amorim, Denson André Pereira da Silva Sobral
  • Desafios para o desenvolvimento da educação ambiental no semiárido de Sergipe
    Wagner da Cruz Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor Associado do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal de Sergipe. Tem Pós-Doutorado em Educação Contemporânea, Doutorado e Mestrado em Geografia, Especializações em Geografia do Brasil, Capacitação Pedagógica, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido. Graduado em Geografia, Pedagogia e Letras. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON-UFS) e é Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS. Tem publicações de livros impressos, revistas internacionais e nacionais, capítulos em e-books e livros, além de textos em anais de eventos. Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia, das Ciências Naturais e Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Orienta trabalhos de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado. Faz parte da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE, seção Sergipe.

https://orcid.org/0000-0001-9049-5294

Rozevania Valadares de Meneses César , SEED-SE

Professora da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe (SEED) e da Secretaria Municipal de Educação de Itapicuru, Bahia (SMEI). Atua nas séries finais da educação básica. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos em Educação Superior - GEES (UFS/CNPq) e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Realiza pesquisa em Educação com ênfase para a formação continuada de professores.

https://orcid.org/0000-0002-5280-5543

Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa, Secretaria Municipal de Educação de Tobias Barreto/SE

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT) - Professora da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe (SEED/SE) e da Secretaria Municipal de Educação de Tobias Barreto/SE. Atua nas séries finais da Educação Básica. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos em Educação Superior - GEES (CNPq/UFS) e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia - NUCA (CNPq/UFS). Realiza pesquisa em Educação com ênfase na Formação de Professor.

https://orcid.org/0000-0003-0757-6021

Alessandra dos Santos Vieira, Seduc Nossa Sr.ª das Dores – SE

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora contratada pelo município de Nossa Sr.ª das Dores – SE, no qual leciona a disciplina de Inglês. Sua experiência abrange o ensino fundamental e médio. A professora possui o curso de extensão com carga horária de 100 horas, intitulado “Ambientes digitais: na teoria e na prática de sala de aula”, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe.

https://orcid.org/0000-0003-1463-9676

Clara Maria Correa Pereira Andrade

É mestranda em Letras na Universidade Federal de Sergipe. Sua experiência profissional abrange ensino de língua inglesa em escola de idiomas, além de cursos de extensão na área de formação de professores, cuja participação foi iniciada desde a graduação, na qual já atuava/auxiliava em projetos de capacitação de professores de língua inglesa da rede pública de Sergipe. Os seus interesses de pesquisa estão direcionados para a área de formação de professores de inglês, atualmente com uma pesquisa de mestrado voltada para a formação dos graduandos de Letras Inglês da UFS na modalidade da educação à distância.

https://orcid.org/0000-0002-2884-9394

Cássia Machado Ribeiro Dantas

Pedagoga e Especialista em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa na área da educação, concentrando-se na linha Formação de Professores, com interesse no objeto de estudo Formação Inicial de Pedagogos.

Natalie Batista Oliveira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Participou de Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (Pibid). Atualmente realiza pesquisa em Ciências da Educação, com ênfase nas Estratégias de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Informática da Educação e Tutoria em Educação a Distância (FAVENI) Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS), membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC).

https://orcid.org/0000-0002-9754-4869

Eressiely Batista Oliveira Conceição

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS); Especialista em Educação Inclusiva e em Educação em Química (PIO X); graduada em Pedagogia (PIO X); Estudante de Licenciatura em Química (IFS); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência (GEPED/GEES) CNPQ/UFS; Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON); Núcleo Colaborativo de Pesquisas e Prática em Educação Matemática (NCPPEM) CNPQ/UFS. Atua na área de Formação de Professores, com ênfase em Currículo, Didáticas e Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática.

https://orcid.org/0000-0001-7469-2677

Maria da Piedade Andrade do Rosário, Seduc de Antas-BA

Graduada em Letras e Pedagogia. Tem experiência na área da educação, com ênfase no ensino-aprendizagem. Atua como professora no Município de Antas-BA, desde 2012. Atuou como professora/tutora em cursos de Licenciaturas e Especialização no Instituto PROED. Integrante do Grupo de Educação do Campo do Programa de [Re] elaboração dos Referencias Curriculares nos Municípios Baiano, com atuação no município de Antas-BA (2020).

https://orcid.org/0000-0003-2196-9462

Jordana Rabelo de Menezes, Seduc de Paripiranga-BA

Mestranda em Geografia - UFS (2021). Tem experiência na área da educação, com ênfase no ensino-aprendizagem da Educação Básica. Atua como professora no Município de Paripiranga-BA, desde 2009 e do Estado de Sergipe, desde 2013. Foi integrante da Equipe de Construção do Plano Municipal da Educação - PME no Município de Paripiranga-BA. Integrante do Grupo de Estudo e Aprendizagem (GEAs) na área da Educação Ambiental e Ciências Humanas do Programa de [Re] elaboração dos referenciais Curriculares nos Municípios Baianos com atuação no Município de Paripiranga-BA (2020). 

https://orcid.org/0000-0001-5695-5410

José Batista de Souza

Mestre em Letras (UFS). Professor efetivo das Redes Municipal e Estadual de Ensino da Bahia (SEDUC/BA) e da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Atua nas áreas de Formação de Professores, Literatura Infantil, Literatura Digital, Produção Textual, Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Língua Inglesa. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/CNPq/UFS), o Grupo de Estudos e Pesquisas Paidéia (FANEB) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON/CNPq/UFS).

Tainah dos Santos Carvalho

Pedagoga pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Atua como pesquisadora nas áreas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Leitura e Formação do Leitor, Leitura Literária, Literatura Infantil e Juvenil, Contação de Histórias e Literatura Brasileira. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Paidéia (FANEB).

https://orcid.org/0000-0002-2516-0380

Wanderson dos Santos Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará; especialista em Gestão Ambiental (UFPA), em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFPA); mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, coordenador do curso técnico em saneamento.

José Antônio de Oliveira Júnior, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Curso de Engenharia Civil e dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática/UFS. Atua nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Educação Profissional Científica e Tecnológica, Didática da Matemática, Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática, Metodologia para o Ensino e Aprendizagem de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino e aprendizagem, Técnicas de Ensino e Aprendizagem e Educação à Distância. É líder da linha de Pesquisa sobre Estudos e Linguagem no Ensino Aprendizagem em Ciências Matemática do Grupo de Pesquisa LICTI/CNPq/IFPA- Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão do Instituto Federal do Pará- Campus Castanhal.

https://orcid.org/0000-0001-5763-1282

Elisânia Santana de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFSE)

Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Itabaiana. Atua na área de Ensino de Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Integra o grupo de pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult) CNPQ/UFS e o grupo de pesquisa Agricultura, Sustentabilidade, Gestão e Ruralidades CNPQ/IFS.

https://orcid.org/0000-0001-7732-3877

Weverton Santos de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)/Campus Nossa Senhora da Glória-SE. Graduado em Licenciatura em Química (UFS), Especialista em Metodologias de Ensino para Educação Básica (UFS), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFS) e Doutor em Educação (UFS). Atua nas áreas de Formação de Professores; Ensino de Química; Tecnologias da Informação e Comunicação; Representações Sociais; Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Integra o Grupo de Estudos Multidisciplinares do Alto Sertão Sergipano (GEMASS) e do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (Ecult).

https://orcid.org/0000-0003-3348-2539

Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso - FCG

Professora Dr.ª da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso - FCG na Bahia, Avaliador de Cursos de Graduação e Superior de Tecnologia pelo INEP/ MEC. Tem experiência em recebimento de Comissão de MEC para autorização e avaliação de cursos de graduação, em EaD como professora, tutora e coordenação de cursos, além de ministrar aulas das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica, Letras, na área de formação de Professores e Gestão, Palestrante convidada de diversos temas ligados a educação da Editora Construir, Autora do livro “Educação a Distância e Inclusão Social”.

https://orcid.org/0000-0003-1719-8618

Alessandra Conceição Monteiro Alves, Faculdade Fanese Aracaju/SE

Pedagoga, Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Fapese/UFS, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Especialização em Neuropsicopedagogia. Professora de Graduação e Pós-graduação, Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/ INEP, Assessoria Educacional FANESE - Faculdade de Negócios de Sergipe e Procuradora Institucional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS.

https://orcid.org/0000-0001-9363-9214

Luiz Claudio Correia dos Santos, Fundação Bradesco Propriá/SE

Graduado em Pedagogia (2020) e Administração (2012). Cursando Letras, Língua Portuguesa na Universidade Estácio de Sá. Atualmente é orientador profissional/pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. Atua na área da Educação Básica e Profissional. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC / UFS. Associado à ANFOPE - SE. Pesquisador na área da educação, principalmente, das temáticas formação de professores, tecnologias, educação infantil e Paulo Freire.

https://orcid.org/0000-0001-8417-0901

Fábio Pires de Amorim, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Boquim/SE

Mestre em Letras (PROFLETRAS/UFS). Professor da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Boquim/SE. Atua nas áreas de Leitura e Produção de Textos, Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância.

https://orcid.org/0000-0003-2432-1071

Denson André Pereira da Silva Sobral, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Adjunto dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Itabaiana/SE. Atua nas áreas de Estudos da Análise do Discurso (AD), Linguística Aplicada, Leitura e Produção de Textos, Metodologia do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado, Literatura Infanto-juvenil, Alfabetização e Letramento e Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. É membro do GELINE (Grupo de pesquisa Estudos da Linguagem e Ensino), do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Discursos para o Ensino da Língua Portuguesa (LED) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS.

https://orcid.org/0000-0002-9411-7001

Wagner da Cruz Silva, Rede Pública Estadual de Sergipe

Professor da Rede Pública Estadual de Sergipe, com graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED-2012) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (DLA/FAE/UFMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (FOPTIC/CNPQ/UFS). Atua nas áreas de Formação de Professores de educação básica, Educação Ambiental, Educação Comparada e Políticas Públicas para Educação na América Latina.

https://orcid.org/0000-0002-4199-1854

Capa Formação de professores e experiências em tempos de pandemia

Downloads

Publicado

1 maio 2021
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.