História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931)
Palavras-chave:
1. Geografia. 2. Geografia- História do Ensino. 3. Geografia- Grupos escolares, Rio Grande do Norte (1908-1931).Sinopse
Muito tem sido escrito sobre o Sertão.
Das veredas de Guimarães Rosa (1956) até os recentes estudos resultantes do Mestrado em História dos Sertões (MHIST/ CERES-UFRN), este espaço de formação da cultura, de um modo próprio de viver e da produção historiográfica tem encantado há muitos, e o seu modus operandi suscitado interesse e provocado o debruçar-se sobre seus fatos e eventos.
O modo próprio de organização da vida, marcado pela resistência frente aos desafios do mundo de vida cotidiano do sertanejo e da natureza, é um dos muitos referenciais que caracterizam o homem e a história dos lugares que compõem este espaço.
Um espaço que se constitui como ambiência de vivência, onde não só é possível se identificar um tipo característico de cultura e de construção social, como também é possível identificarmos o arquétipo de um modo de pensar e de construir a história, a qual se escreve no presente e se observa na vida cotidiana de cidades e campos que mutam e encantam na presença da estação chuvosa. Assim como a caatinga que desperta em verde, a vida desperta em alegria.
Ao falar sobre a história do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte, o autor nos convence de que no sertão também se constrói a História da Educação no Brasil.
ISBN: 978-65-5421-043-0 - e-book em pdf
ISBN: 978-65-5421-042-3 - papel
Capítulos
-
História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931)
Downloads
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.