História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931)

Autores

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
https://orcid.org/0000-0001-9541-9071

Palavras-chave:

1. Geografia. 2. Geografia- História do Ensino. 3. Geografia- Grupos escolares, Rio Grande do Norte (1908-1931).

Sinopse

Muito tem sido escrito sobre o Sertão.

Das veredas de Guimarães Rosa (1956) até os recentes estudos resultantes do Mestrado em História dos Sertões (MHIST/ CERES-UFRN), este espaço de formação da cultura, de um modo próprio de viver e da produção historiográfica tem encantado há muitos, e o seu modus operandi suscitado interesse e provocado o debruçar-se sobre seus fatos e eventos.

O modo próprio de organização da vida, marcado pela resistência frente aos desafios do mundo de vida cotidiano do sertanejo e da natureza, é um dos muitos referenciais que caracterizam o homem e a história dos lugares que compõem este espaço.

Um espaço que se constitui como ambiência de vivência, onde não só é possível se identificar um tipo característico de cultura e de construção social, como também é possível identificarmos o arquétipo de um modo de pensar e de construir a história, a qual se escreve no presente e se observa na vida cotidiana de cidades e campos que mutam e encantam na presença da estação chuvosa. Assim como a caatinga que desperta em verde, a vida desperta em alegria.

Ao falar sobre a história do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte, o autor nos convence de que no sertão também se constrói a História da Educação no Brasil.

 

ISBN: 978-65-5421-043-0 - e-book em pdf
ISBN: 978-65-5421-042-3 - papel

Capítulos

  • História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e em Pedagogia Pela Universidade Potiguar (2019). Especialista em Geografia e Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Educação pela UFRN. Professor da Educação Básica e do Ensino Superior no CERES/ UFRN Caicó. Autor e organizador de livros que versam sobre diversos temas da Educação. Tem experiência na área de Geografia e Pedagogia, Ensino e Educação a Distância, Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Geografia, História da Geografia Escolar, Práticas e metodologias no Ensino de Geografia, Estágio curricular supervisionado, BNCC, Formação de professores, Avaliação escolar, tutoria.

Capa História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931)

Downloads

Publicado

1 novembro 2022
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.