Os usos políticos do passado: debates contemporâneos

Autores

Franck Ribard (ed)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
https://orcid.org/0000-0002-8039-2707

Palavras-chave:

Brasil contemporâneo, Pesquisa histórica, Memória, Historiografia

Sinopse

A população e a sociedade brasileiras sofrem, acometidas pela pandemia e pela gestão calamitosa do governo federal que revela a preocupação criminal em acabar, não com a pobreza, não com a doença, mas com os pobres! Nessas horas, só nos resta a Luta, pautada na memória e na história das lutas e das resistências de outros tempos duros.

Acontece que, devido à importância crucial dessa História das Lutas, bem como do conhecimento em geral, a cultura e a educação sofrem duros ataques, calúnias, cortes de verbas, desqualificações por parte da elite política, econômica e midiática.

ISBN: 978-65-87429-70-0 - papel 

ISBN: 978-65-87429-71-7 - e-book - pdf 

Capítulos

  • Brechas de esperança:
    revolução portuguesa, reforma agrária e políticas de memória
    Paula Godinho
  • Democracia, direitos humanos e os legados do passado
    James Green
  • Questões de gênero na doutrina de segurança nacional:
    outra face da ditadura civil-militar brasileira
    Ana Rita Fonteles Duarte
  • Juventude e subversões comportamentais em Teresina na década de 1970
    Fábio Leonardo Castelo Branco Brito
  • As comunidades de informação e a "toxicomania comunista" durante a ditadura
    Antonio Mauricio Freitas Brito
  • “Amazônia em Armas”:
    guerrilha e repressão no Rio Negro
    César Augusto Bubolz Queirós
  • Futuros-passados amazônicos:
    debates em torno das políticas desenvolvimentistas da Ditadura para a Amazônia
    Sidney Lobato
  • A UFPA e a memória da ditadura militar a produção do silêncio sobre as violações dos direitos humanos
    Edilza Joana Oliveira Fontes
  • Liberdade, cidadania e produção de conhecimento para os povos negros:
    um ensaio a partir do Ceará
    Franck Ribard
  • A formação pela forma ou o PIBID História/Sociologia além do conhecimento
    Kleiton de Sousa Moraes
  • Formação dos professores de história:
    os desafios de uma profissão em processo de reinvenção
    Margarida Maria Dias de Oliveira

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Biografia do Autor

Franck Ribard, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Antropologia Social e Histórica da Europa – EHESS (França, 1993), Doutor em História - Université de Paris IV-Sorbonne (França, 1997). Pós-Doutorado na Université Toulouse - Jean Jaurès (2013-2014, França). Atualmente é professor associado da UFC.

Paula Godinho, Universidade Nova de Lisboa

PhD Antropologia, FCSH-NOVA, investigadora IHC-NOVA e professora associada com agregação no Departamento de Antropologia da FCSH-Universidade Nova de Lisboa.

James Green, Universidade Brown

Brown University.

Ana Rita Fonteles Duarte, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra disciplinas nas áreas de Teoria da História e Prática de Ensino na graduação.

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição.

Antonio Mauricio Freitas Brito, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado (1999), com mestrado (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2008). Professor Adjunto do Departamento de História da UFBA.

César Augusto Bubolz Queirós, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre pela mesma universidade. Atua como professor adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de atuar como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Sidney Lobato, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Fez estágio de pós-doutorado em História na École dês Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris). É Professor de História da Amazônia nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Edilza Joana Oliveira Fontes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1982), Especialização em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002). No âmbito acadêmico, atualmente é Professora Associada IV da Faculdade de História - UFPA, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (UFPA) e do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Kleiton de Sousa Moraes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Margarida Maria Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Capa livro Os usos políticos do passado

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Publicado

1 dezembro 2020
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