Cultura (dita) Popular: Desafios e possibilidades para a História

Autores

Tito Barros Leal (ed)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0001-5236-965X

Palavras-chave:

História, Folclore, Oralidade, Cultura Popular

Sinopse

VII SEMINÁRIO PET – HISTÓRIA E MEMÓRIAS

A presente obra é resultado do esforço coletivo dos alunos, bolsistas e voluntários que compõem o grupo PET – História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral-CE). É, também, derivação direta dos trabalhos realizados no VII Seminário PET – Cultura (dita) Popular: desafios e possibilidades para a História, realizado entre 16 e 19 de setembro de 2019 e que contou com a participação de professores, alunos e grupos artísticos de diversas Universidades do Ceará e além. Aqui está, portanto, este volume, marco na nossa formação acadêmica e, certamente, uma das maiores alegrias entre as experiências como petianos e petianas.

ISBN: 978-85-67960-51-7 - e-book - pdf

ISBN: 978-85-67960-50-0 - papel

Capítulos

  • REDESCOBRINDO A CULTURA POPULAR – 1959-2019
    Peter Burke
  • QUATRO SÉCULOS DE LEITURAS POPULARES
    Roger Chartier
  • A PERIPÉCIA DA SANTA:
    uma leitura residualista sobre Santa Iria em Portugal, Espanha e Brasil
    Tito Barros Leal, Ana Alice Menescal
  • ROMÂNTICOS E FOLCLORISTAS:
    considerações sobre a emergência do conceito de cultura popular no Brasil
    Manoel Carlos Fonseca de Alencar
  • NARRATIVAS ORAIS COMO FONTE PARA UMA HISTÓRIA DA CULTURA POPULAR
    Américo Souza
  • “QUE AONDE EU NÃO POSSO IR É ONDE MEU IMPROVISO ALCANÇA”:
    Cantoria e Artimanha da(s) cultura(s) popular(es) em “tempos difíceis”
    Francisco José Gomes Damasceno
  • O BALANCEIO E A CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA:
    entre a memória e a história
    Ana Luiza Rios Martins
  • MÚSICA E CULTURA POPULAR:
    uma perspectiva etnomusicológica
    Pablo Garcia da Costa

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Biografia do Autor

Tito Barros Leal, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É Doutor em História (Especialidade de História e Cultura do Brasil) pela Universidade de Lisboa (2014); Mestre em Filosofia (Ética) pela Universidade Estadual do Ceará (2009); Especialista em Estudos Clássicos (2005), Bacharel (2003) e Licenciado (2002) em História, estes três pela Universidade Federal do Ceará. É Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral-CE) onde atua como Tutor do Programa de Educação Tutorial e Coordena o Núcleo de Estudos e Documentação Histórica - NEDHIS/UVA (em ambos os casos com 1ª gestão entre 2018-2021 com recondução para o período 2021-2024). É Líder do Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (GERAM/UVA) e pesquisador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC/UFC) e do Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM/UFPI). Foi Presidente da ANPUH-CE (2016-2018 e 2019-2020) e Vice-Presidente da ANPUH-CE (2018- 2019) e da ANPUH-Brasil (2019-2021). Atua principalmente nas disciplinas de História Antiga e Pesquisa em História e tem se dedicado a investigar a correlação entre História e Literatura, dividindo-se entre dois vastos campos de leitura: universo trágico grego e o romantismo brasileiro.

https://orcid.org/0000-0001-5236-965X

Ana Alice Menescal

É Doutora em História (Especialidade de História e Cultura do Brasil) pela Universidade de Lisboa (2016); Mestra em Filosofia (Ética) pela Universidade Estadual do Ceará (2009); Especialista em Estudos Clássicos (2006) pela Universidade Federal do Ceará; Licenciada em História (2003) também pela Universidade Federal do Ceará. Secretária Geral da ANPUH-Secção Ceará (Gestão 2020-2022). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (GERAM/UVA).

https://orcid.org/0000-0002-5932-3731

Peter Burke, Universidade de São Paulo (IEA – USP)

Doutor pela Universidade de Oxford (1957 a 1962). Atuou como professor nas Universidades de Sussex (1962-79) e em Cambridge (1979-2004), onde fez-se professor emérito. Na década de 1990 lecionou como professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA – USP). É nome referencial da historiografia ocidental e é dono de importante estudo sobre Gilberto Freyre.

Roger Chartier, Universidade da Pensilvânia

Estudou na Ecole Normale Supérieure de Saint-Cloud entre 1964 e 1969, ano em que alcançou o título de historiador pela Universidade de Sorbone. Foi professor da Universidade de Paris I (1970-1975), da École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (1975-1983). Atualmente divide seu tempo entre o Collège de France e a Universidade da Pensilvânia. É nome referencial da historiografia ocidental e figura com um dos expoentes da 4ª geração da Escola dos Annales. Tem dedicado seus estudos, principalmente, à História da Leitura e à História do Livro.

https://orcid.org/0000-0002-6008-9241

Manoel Carlos Fonseca de Alencar, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará e doutor, também em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio-sanduíche na Universidade de Coimbra. Sua tese intitula-se “A cultura popular sertaneja em José de Alencar e Juvenal Galeno”. Professor do curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE) e do Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL). Estuda as relações entre História, Literatura e cultura popular no século XIX no Brasil e outros temas da cultura brasileira.

https://orcid.org/0000-0003-0159-7649

Robério Américo do Carmo Souza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense, com estágio sandwich na Université Laval (2008). Cumpriu estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Estadual do Ceará (2021). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado I de Teoria e Metodologia da Pesquisa e do Ensino de História no Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde já desempenhou as funções de Coordenador do Curso de Bacharelado em Humanidades de novembro de 2012 a agosto de 2013 e de Coordenador de Ensino de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação, no período de abril de 2013 a dezembro de 2014, Coordenador do Subprojeto de História do Programa de Residência Pedagógica/CAPES, de setembro de 2018 a julho de 2019 e hoje desempenha a função de Vice-Diretor do NUDOC/UNILAB.

https://orcid.org/0000-0002-1206-5085

Francisco José Gomes Damasceno, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestre e Doutor em História Social (PUC-SP). Pós-Doutor (INET/MD - Universidade Nova de Lisboa - UNL). Professor Associado junto a Universidade Estadual do Ceará. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas – DÍCTIS. Pesquisador da Cultura Popular e Juventude.

https://orcid.org/0000-0001-6658-3235

Ana Luiza Rios Martins, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008); especialista em História do Brasil pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2009); mestra em História e Culturas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012) e doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Leciona nos cursos de Graduação em História e Especialização em História do Brasil do Instituto Dom José/UVA e na Graduação em História da Universidade Aberta do Brasil/UECE.

https://orcid.org/0000-0003-2627-5144

Pablo Garcia da Costa, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre e Música pela Universidade de Brasília É professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará e atua nos seguintes campos de pesquisa: cultura popular, música popular, etnomusicologia e performance musical.

Capa livro Cultura (dita) Popular Desafios e possibilidades para a História

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Publicado

1 setembro 2021
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