Ludwig Feuerbach: entre temas e diálogos

Autores

José Edmar Lima Filho (ed)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
https://orcid.org/0000-0003-2564-2651

Palavras-chave:

Filosofia, Feurbach, Reflexões acadêmicas

Sinopse

“Retornar a Feuerbach: este é o imperativo que norteia a produção do livro que agora disponibilizamos ao debate público. O objetivo de propor esse regresso se fundamenta em uma raiz dupla, que igualmente justifica a escolha do título deste trabalho: na certeza de que, por um dever de honestidade, há ainda muito por desvendar do pensamento feuerbachiano e, daí, na proposta de oferecer outros diálogos com Feuerbach, talvez menos evidentes do que se poderia esperar. [...] [A] multiplicidade temática de questões e a polifonia decorrente dos diálogos [...] ressaltados [nesta obra] pouco (ou quase nunca) vêm devidamente aprofundadas nas perspectivas daqueles que enxergam Feuerbach mais por meio dos óculos de seus críticos que por ele mesmo. Seguramente, pode-se concluir que ir além da superfície e dos jargões consolidados pela ousadia de ler a produção feuerbachiana é permitir-se recusar os lugares-comuns para encontrar-se em apuros pelo não-dito e pela densidade do novo em um autor supostamente ultrapassado. É preciso voltar a Feuerbach por ele mesmo e talvez sejamos melhores na compreensão de nós próprios e daquilo que nos circunda. E não é menos que isso o que esperamos.”

ISBN: 978-65-5421-025-6

Capítulos

  • CAPÍTULO 1 - Feuerbach e a Linguagem
    por uma leitura dos theologisch-satyrischer Xenien (1830)
    José Edmar Lima Filho
  • CAPÍTULO 2 - Da escrita e da vida, segundo Feuerbach
    Adriana Veríssimo Serrão
  • CAPÍTULO 3 - Il cuore e l’animo
    due modi del sentimento secondo Feuerbach
    Ferruccio Andolfi
  • CAPÍTULO 4 - La contemplación estética y sus consecuencias éticas en la filosofía de Ludwig Feuerbach
    Maximiliano Dacuy
  • CAPÍTULO 5 - L. A. Feuerbach, filósofo moral. Una ética no imperativa para el hombre de hoy
    Francisco Martínez Hidalgo
  • CAPÍTULO 6 - Feuerbach e Kant
    Considerações sobre o amor e a felicidade
    Felipe Assunção Martins
  • CAPÍTULO 7 - Objetividade Humana em Feuerbach e Marx
    Renato Almeida de Oliveira
  • CAPÍTULO 8 - Deleuze leitor de Feuerbach
    a operação da morte de Deus
    Pablo Uriel Rodríguez
  • CAPÍTULO 9 - A recepção de Ludwig Feuerbach na obra de Gilles Deleuze
    de Nietzsche e a Filosofia a seu Foucault
    Juan Manuel Spinelli

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edmar Lima Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É Licenciado (Universidade Estadual Vale do Acaraú - 2005), Mestre (Universidade Estadual do Ceará - 2012) e Doutor em Filosofia (Universidade Federal do Ceará - 2017), além de Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico-Pastoral do Ceará (2008 - hoje Faculdade Católica de Fortaleza). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Docente Permanente do Programa Pós-graduação em Filosofia da mesma Instituição, assim como Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da referida Universidade. É líder do Grupo de Pesquisas Ludwig Feuerbach e Pensamento Pós-hegeliano - GPELF/CNPq e membro do Núcleo de Sustentação do GT Criticismo e Semântica da ANPOF/Brasil. É Bolsista de Produtividade do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica - BPI, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP/CE (Edital nº 02/2020 - BP4-0172-00279.01.00/20). O Professor José Edmar Lima Filho tem ampla experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Feuerbach, Ética, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Religião e relação entre Filosofia e Teologia.

https://orcid.org/0000-0003-2564-2651

Adriana Veríssimo Serrão, Universidade de Lisboa

Adriana Veríssimo Serrão é Professora Associada com Título de Agregação na Escola de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona Antropologia Filosófica, Estética, Filosofia da Natureza e Filosofia da Paisagem. Foi investigadora principal do Projecto de Investigação “Filosofia da Paisagem” (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa) e “Filosofia e Arquitectura da Paisagem” (PTDC/FIL/100565/2008), 2010-2013). Diretor da Revista Philosophica (Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa). Presidente do Comitê Científico da Internationale Gesellschaft der Feuerbach-Forscher (Berlim). O seu trabalho centra-se na Estética, na Antropologia Filosófica e no Idealismo Alemão (Kant, Feuerbach, Simmel).

https://orcid.org/0000-0001-7452-4032
Ferruccio Andolfi, Universidade de Parma

É professor de filosofia moral na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Parma. Estudioso das relações entre humanismo, socialismo e individualismo (com particular atenção à história do pensamento do século XIX), na sua investigação tem explorado os temas do trabalho, igualdade, liberdade e cidadania. Diretor da revista «La Società degli Individual», editou a edição italiana de obras de Marx, Feuerbach, Simmel e Guyau. Entre seus volumes: Egoísmo e abnegação. O itinerário ético da esquerda hegeliana e o socialismo (Milão 1983); figuras de identidade. Pesquisa sobre o sujeito moderno (editado por, Milão 1988); Igualdade e Cidadania (et al., Milão 1992); Trabalho e liberdade. Marx, Marcuse, Arendt (Reggio Emilia 2004); O não-homem não é um monstro. Ensaios sobre Stirner (Nápoles 2009).

Felipe Assunção Martins, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB/2018) na linha de pesquisa em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2016), graduação (2013) em Filosofia pela mesma instituição e Licenciatura em Filosofia (2021) pelo Centro Universitário Claretiano, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Religião, Idealismo Alemão, Filosofia pós-hegeliana, Ética. Membro dos grupos de pesquisa em 'Filosofia da Religião' , 'Núcleo de Estudos sobre o Pensamento Alemão', ambos na UnB/DF, e do grupo de pesquisa 'Ludwig Feuerbach e Pensamento pós-hegeliano' na UVA/CE. Foi, entre os anos de 2018 e 2020, professor substituto no curso de Filosofia da Universidade Federal de Goiás - UAECH Regional Cidade de Goiás. Atualmente é membro colaborador externo do projeto de extensão 'Mídias digitais dos cursos de Bacharelado e licenciatura em Filosofia da UFG/Regional Goiás'.

https://orcid.org/0000-0003-1487-1424

Renato Almeida de Oliveira

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a pesquisa intitulada "Secularização e o retorno do fenômeno religioso a partir da teoria do estranhamento em Marx". É mestre em Filosofia pela mesmo instituição com a pesquisa a sobre "O conceito de homem em Marx numa perspectiva crítico-emancipatória". Possui Graduação em Filosofia também pela Universidade Federal do Ceará, ocasião na qual desenvolveu uma pesquisa de iniciação científica sobre "Marx e a questão do humanismo" como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Teoria Política e Social (GEPPS/UVA). É membro de Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião (GEpHIR/UVA) e do Grupo de Estudos Marxistas (GEM/UFC). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Religião e Filosofia e Teoria Social e Política a partir de Hegel, Feuerbach e Marx.

https://orcid.org/0000-0003-4524-2014

Pablo Uriel Rodríguez
Capa Ludwig Feuerbach: entre temas e diálogos

Downloads

Publicado

1 setembro 2022
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.