Natureza e Sociedade: Múltiplos Olhares Geográficos

Autores

Cláudia Maria Sabóia de Aquino (ed)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
https://orcid.org/0000-0002-3350-7452
Edvania Gomes de Assis Silva (ed)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
https://orcid.org/0000-0002-0171-7324
Mugiany Oliveira Brito Portela (ed)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
https://orcid.org/0000-0001-5645-2303

Palavras-chave:

Pesquisa , Geografia, Meio ambiente, Formação docente, Ensino, Planejamento urbano

Sinopse

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Piauí apresenta orgulhosamente o volume 4 da série Geografia em Debate. Esta obra, focada em pesquisas que se enquadram na temática natureza e sociedade, sob múltiplos olhares geográficos, traz 6 capítulos originados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes e professores vinculados ao Programa. Mais do que um apanhado destas pesquisas, a série contribui com subsídios para uma mais bem embasada discussão tanto sobre as riquezas naturais e socioambientais piauienses, bem como, questões socioambientais nas quais a relação homem-natureza se manifesta e requerem análises e soluções.

ISBN: 978-85-67960-83-8 - e-book em pdf

Capítulos

  • Síntese do inventário dos geomorfossítios da primeira cidade de Pedras da Capadócia piauiense
    José Francisco de Araújo silva, Cláudia Maria Sabóia de Aquino
  • Vulnerabilidade socioambiental em cidades brasileiras
    Escalas e contextos diversos nas regiões Nordeste e Norte
    Hikaro Kayo de Brito Nunes, Cláudia Maria Sabóia de Aquino
  • Classificação pedogeológica da planície do Delta do Parnaíba, PI
    Léya Jéssyka Rodrigues Silva Cabral, Gustavo Souza Valladares
  • Parques urbanos de Teresina, Piauí
    Aspectos ambientais do Parque Encontro dos Rios
    Albert Isaac Gomes Viana, Iracilde Maria de Moura Fé Lima
  • A ferrovia transnordestina em Paulistana, Piauí
    Conflitos e Resistências
    Simone Rodrigues da Silva, Antônio Cardoso Façanha
  • A geografia do crime em Teresina–PI
    Uma leitura espacial sobre os homicídios na cidade
    Francisco Jean da Silva Araújo, Antônio Cardoso Façanha

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999). Professora Associada II da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. Líder do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconserva- ção (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa Geografia Física. Tem experiência na área de Geografia física, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Ensino em Geografia Física, Geodiversidade, Geopatrimô nio, Bacia hidrográfica, Desertificação, problemática ambiental, dentre outros.

https://orcid.org/0000-0002-3350-7452

Edvania Gomes de Assis Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Licenciatura e Bacharel em Geografia. Especialista em Geografia e Gestão Territorial. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Doutora em Geografia - Área de Concentração - Análise Regional e Regionalização. Atua nas áreas de Geografia e Meio Ambiente. Desenvolve pesquisas em Bacias Hidrográficas, Estudo da Paisagem. Gestão do Território, Gestão Social das Águas, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Ministra disciplinas de Geografia, Meio Ambiente e Geografia do Turismo para o curso de Graduação em Turismo (UFDPar) e Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/UFPI. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Turismo/UFPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Patrimônio em Bacias Hidrográficas - GESBHAP. (CNPq/UFDpar). Membro do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Geoconservação (CNPq/UFPI). Membro do Grupo de Estudos Urbanos (GERUR/UFPI). Orienta projetos de Iniciação Cientifica. Membro do Grupo e Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Turismo (EITUR/UFPI). Revisora de Periódicos nas áreas de Ciências Ambientais, Geografia e Turismo.

https://orcid.org/0000-0002-0171-7324

Mugiany Oliveira Brito Portela, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

 

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2000), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente é professora do curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí e professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, ensino de cidade e currículo. Participa do GCEF, NUPEG, GAAE e NEPEG. Foi professora coordenadora da RP de Geografia e atualmente é coordenadora do PIBID Geografia-UFPI.

https://orcid.org/0000-0001-5645-2303

Albert Isaac Gomes Viana, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2009-2014). Foi integrante da Iniciação Cientifica Voluntaria- ICV no Projeto: O processo de Ensino-aprendizagem em geografia escolar mediado pela linguagem dos quadrinhos, com o subeixo: O processo de ensino-aprendizagem em geografia escolar mediado pela linguagem dos quadrinhos, no Ensino Médio da Educação Básica. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFPI por dois anos. Foi professor na Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA) em Caxias/MA (2019-2021), foi professor do Curso de Licenciatura em Geografia modalidade a distância na UEMA (UEMANET) 2020 - 2021 das disciplinas de Cartografia e Cartografia Escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Cartografia, Hidrografia e Educação. Participa dos Grupos de Pesquisa: Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação (GAAE).

https://orcid.org/0000-0002-1103-8819

Antônio Cardoso Façanha, Antonio Cardoso Façanha

Doutor em Geografia (UFPE). Mestre em Geografia (UFPE). Especialista em Nordeste: questão regional e ambiental (UFC). Especialista em Sensoriamento Remoto (UNESP). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia. Docente-Pesquisador do Curso de Geografia da UFPI.). Professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia do Piauí e Ensino de Geografia. Participa na condição de líder do Grupo de Pesquisa intitulado “Grupo de Estudos Regionais e Urbanos [GERUR], vinculado ao CNPq/UFPI e pertence ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia [NUPEG]. Ex- -Coordenador do Mestrado em Geografia da UFPI nos seguintes períodos: 2011/2013 e 2017/2019.

https://orcid.org/0000-0002-1658-1407

Francisco Jean da Silva Araújo

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Geografia na linha de pesquisa de Estudos Regionais e Geoambientais (PPGGEO/ UFPI). Especialista em Geografia do Piauí (UESPI). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (UESPI). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos Regionais e Urbanos (GERUR/UFPI) vinculado ao CNPq/UFPI.

https://orcid.org/0000-0002-6232-6626

Gustavo Souza Valladares, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre e Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduado em Agronomia. Professor Associado da Universidade Federal do Piauí. Professor do Programa de Mestrado em Geografia da UFPI e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI em rede. Foi entre 2002 e 2008 pesquisador da Embrapa na área de gênese e classificação dos solos. Entre 2009 e 2011 professor da UFC. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos e Geoprocessamento atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento pedológico, química do solo, manejo, organossolo, geoprocessamento, qualidade do solo e aptidão agrícola.

https://orcid.org/0000-0002-4884-6588

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Centro de Educação a Distancia da UFPI, Centro de Educação a Distância da UFPI, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Piauí, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Geografia (UECE), Mestre em Geografia (UFPI), Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI), Especialista em Gestão e Educação Ambiental (UNIASSELVI) e Licenciado em Geografia (UESPI). Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e membro dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos de Geografia Física (NEGEO/UESPI); Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação (GAAE/UFPI); Morfoestrutura e Morfopedologia das Paisagens do Nordeste Brasileiro (UECE) e Núcleo de Estudos Geográficos do Médio Solimões (NEGEM/UEA). Tem experiência na área de Geografia, com estudos relacionados às seguintes áreas: Geomorfologia, Espaço Urbano, Vulnerabilidades, Análise Geoambiental, Antropoceno/Tecnógeno e Ensino de Geografia (recursos didáticos e aspectos físico-naturais).

https://orcid.org/0000-0001-6868-1285

Iracilde Maria de Moura Fé Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Membro perpétuo da Academia de Ciências do Piauí (cadeira 53). Membro perpétuo do Instituto Histórico-Geográfico do Piauí. Professor Associado I, atuando no curso de Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Piauí. Orienta discentes de Especialização e do Mestrado e supervisiona docentes em Pós-Doutorado. Coordena projetos de pesquisa e de extensão em análise ambiental e em educação. Tem livros publicados sobre o Piauí e sobre Teresina, capítulos de livros e artigos científicos. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, especificamente nas áreas de Geomorfologia, Hidrografia, Meio Ambiente e Educação. Participa dos Grupos de Pesquisa: Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação (GAAE) - Lí- der; Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino; Sustentabilidade e Patrimônio em Bacias Hidrográficas (GESBHAP); Dinâmica de Geocoberturas Superficiais e Subsuperficiais. Participa do Núcleo de Estudos sobre a Zona Costeira do Estado do Piauí (NEZCPI) e do Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio (NIGEP).

https://orcid.org/0000-0003-3936-180X

José Francisco de Araújo silva

Doutorando em Geografia (2021-atual) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFP). Especialista em Gestão Ambiental/ EAD pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). Especialista em Gestão Pública Municipal/EAD pela Universidade Federal do Piauí (2011). Graduação em Letras-espanhol/EAD pela Universidade Estadual do Piauí (2013). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Piauí (2007). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Tem experiência com o Ensino de geografia e possui estudos relacionados às seguintes áreas: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoturismo. Foi professor efetivo da rede estadual de educação de 2006 a 2013. Foi professor-Tutor do curso de Geografia do CEAD-UFPI. Professor formador do curso de Geografia CEAD-UFPI e Professor de Geografia no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Picos - PI.

https://orcid.org/0000-0002-8869-1998

Léya Jéssyka Rodrigues Silva Cabral

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2010-2015). Foi Bolsista do programa de Iniciação Cientifica – PIBIC (2012/2013) e Iniciação Cientifica Voluntária ICV(2013/2014), na Universidade Federal do Piauí. Atuou como monitora da disciplina de Pedologia. Participa do Grupo de Pesquisa em Geografia Física. Desenvolve pesquisas relacionadas a Geografia Física. Atuando principalmente nos temas: Pedologia, Geologia, Geomorfologia, SIG e Meio Ambiente.

https://orcid.org/0000-0001-7141-9210

Simone Rodrigues da Silva

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Foi professora substituta na SEDUC-PI (2019-2021). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e dos Transportes. Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC-UESPI (2013-2014) e faz parte dos Grupos de Pesquisa em Geografia Humana e Valorização do Espaço (UESPI) e do Estudos Regionais e Urbanos – GERUR (UFPI).

https://orcid.org/0000-0003-0669-4472

Capa livro NATUREZA E SOCIEDADE: MÚLTIPLOS OLHARES GEOGRÁFICOS

Downloads

Publicado

1 março 2022
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.