SINDSEMS: Histórias e memórias

Autores

Telma Bessa Sales
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
https://orcid.org/0000-0002-3459-0665
Francisco Joel Loiola Souza
Naudiney de Castro Gonçalves
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
https://orcid.org/0000-0002-2329-1723
Jefferson Enio Prado Clarindo
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Palavras-chave:

Sindicatos, História institucional, Representação de classes, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral

Sinopse

O SINDSEMS nasceu no contexto do chamado novo sindicalismo, que na prática questionou e superou o modelo de sindicato imposto pelo governo de Getúlio Vargas, modelo no qual as entidades sindicais eram atreladas ao Estado. Com a Ditadura Civil-Militar, os trabalhadores enfrentaram crises diante de um sindicato amarrado pelo Estado e dirigentes sendo perseguidos e torturados. Todavia, apesar desse quadro de perseguição aos sindicatos, no processo de redemocratização nos anos 1980, há uma mudança considerável do ponto de vista das ações dessas entidades, e mais precisamente na região do ABC paulista, construindo uma nova forma do fazer sindical com protagonismo e ação direta nas fábricas e empresas públicas e privadas.

Telma Bessa Sales

ISBN: 978-65-5421-219-9 - E-book em pdf
ISBN: 978-65-5421-218-2 - papel

Capítulos

  • Prefácio
  • Apresentação
  • SINDSEMS: histórias e memórias
  • SINDSEMS, uma década de existência
  • Mudanças estatutárias
  • Fundação, lutas e conquistas
  • Aquisições patrimoniais do SINDSEMS
  • Considerações
  • A luta nunca acaba
  • História hoje
  • Posfácio
  • Sobre os autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Bessa Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com mestrado (2000) e doutorado (2006) em História pela mesma instituição e pós doutorado na Universidade de Évora - Portugal (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, experiências sociais, memória, cultura, história oral, reestruturação produtiva e patrimônio industrial. Fez estágio na Universidade La Sapienza (Roma) sob orientação do professor Alessandro Portelli. É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Ceará (ICOMOS- CE), do Conselho Municipal de Patrimônio de Sobral, da Associação Nacional de História (ANPUH), é membro da Associação Brasileira de Historia Oral e professora associada do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desde 2011.

Francisco Joel Loiola Souza

Joel Souza, 37 anos, é filho dos agricultores João Fernandes de Souza e Alzira Alves Loiola de Souza, ambos já falecidos. Nascido em Sobral, foi criado na localidade de Salgado dos Mendes – Forquilha, onde viveu toda sua infância e adolescência. Com seu pai, aprendeu a gostar do associativismo, do sindicalismo, da política e também dos livros e neste sentido sempre nutriu o desejo de fazer um curso superior, sonho este que começou a ser concretizado em 2009, quando ingressou no curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Neste período, trabalhou na Grendene e também chegou a lecionar na Escola de Ensino Médio João Ribeiro Ramos, quando veio a substituir uma das professoras. Devido a alguns problemas, não chegou a concluir o curso de Geografia, contudo, seu sonho permaneceu vivo. No ano de 2016 prestou um concurso para Agente de Combate às Endemias e começou a trabalhar nesta atividade no ano de 2017, ano em que retornou à UVA, desta vez para cursar História, concretizando seu sonho. Concomitantemente a isso, ingressou também no Sindicato dos Servidores Públicos de Sobral (SINDSEMS), como conselheiro fiscal. A entidade foi o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Além do gosto pelo sindicalismo, associativismo e política, gosta muito das questões culturais e é assim que, sempre que tem um tempo livre, se dedica ao cordel, aos desenhos, às pinturas e ao instrumento musical que muito o cativa, a sanfona.

Naudiney de Castro Gonçalves , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Patrimônio Cultural pelo PEP-IPHAN. Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi bolsista-pesquisador da UNESCO no Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal.

Jefferson Enio Prado Clarindo, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

É doutorando em Ensino de História pelo Doutorado Profissional em Ensino de História PROFHistória (UFC), é Mestre em Ensino de História pelo mesmo programa (2023), possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2015); atua como professor efetivo da rede municipal de Sobral (2024), como professor temporário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 2024), tem experiência como professor de História e Sociologia no Ensino Médio, foi professor temporário de História e Sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Manoel Mano (2019 - 2023), onde desenvolveu pesquisas sobre a interferência do setor privado no currículo da escola pública.

Capa SINDSEMS: Histórias e memórias

Downloads

Publicado

1 abril 2025
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Dimensões físicas