Abordagens e temas da Geografia Física

Autores

Cláudia Maria Sabóia de Aquino (ed)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
https://orcid.org/0000-0002-3350-7452
Francisco Jonh Lennon Tavares da Silva (ed)
SEDUC - Teresina-PI
https://orcid.org/0000-0003-0188-607X

Palavras-chave:

geografia física, ensino geografia física, temas atuais geografia física

Sinopse

A geodiversidade e a educação em solo, bem como pesquisas e desafios contemporâneos relacionados às bacias hidrográficas, compõem o cerne desta obra, que traz de volta ao protagonismo as discussões teóricas em Geografia Física, que parecem ser deixadas de lado nos últimos anos. A grandeza da contribuição recai, ainda, na opção pelo objeto de estudo, que nos remete aportar no espaço de vivência dos autores, no caso o estado do Piauí. Este se torna o baluarte do olhar cobiçado dos pesquisadores, tomando-o como projeção das análises, sempre amparados com o rigor científico, em seus alicerces teóricos e metodológicos.

ISBN: 978-65-87429-42-7 - e-book - pdf

Capítulos

  • A relação sociedade-natureza no pensamento geográfico
    perspectivas epistemológicas
    Francisco Jonh Lennon Tavares da Silva, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Janaira Marques Leal
  • Geodiversidade, patrimônio geológico-geomorfológico e geoconservação
    fundamentos conceituais
    Glácia Lopes Araújo, Helena Vanessa Maria da Silva , Cláudia Maria Sabóia de Aquino
  • Fragilidade morfoclimática dos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, Nordeste do Brasil
    Francílio de Amorim dos Santos, Cláudia Maria Sabóia de Aquino
  • Levantamento pedológico de reconhecimento de alta intensidade na planície do delta do Parnaíba- PI
    Léya Jéssyka Rodrigues Silva Cabral, Gustavo Souza Valladares, Marcos Gervasio Pereira, Carlos Roberto Pinheiro Junior, Andréa Maciel Lima, Jéssica Cristina Oliveira Frota, João Victor Alves Amorim
  • Fragilidade ambiental potencial da bacia hidrográfica do rio Itaueira, Piauí
    Amanda Alves Dias, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Renê Pedro de Aquino
  • Vulnerabilidade ambiental na bacia hidrográfica do rio Poti – Piauí
    estudo sobre os impactos em zonas ribeirinhas
    Livânia Norberta de Oliveira, Eugênia Cristina G. Pereira, Maria Lúcia Brito Cruz
  • Relação solo-paisagem da zona leste de Teresina/PI e uso de micromonólitos como ferramenta de ensino
    Guilherme de Sousa Silva, Gustavo Souza Valladares
  • Proposta de roteiro geoturístico para as cidades de pedras, microrregião de Picos, Piauí, Brasil
    José Francisco de Araújo Silva, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Hikaro Kayo de Brito Nunes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora Adjunta da UFPI, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós- -Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É Editora-chefe da Revista eletrônica EQUADOR e Líder do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, patrimônio Geomorfológico e Geoconserva- ção (GEOCON). Coordena, juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares, o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Ensino de Geografia Física, Geodiversidade, Geopatrimô- nio, Geoconservação, Bacia hidrográfica, Desertificação e planejamento ambiental.

https://orcid.org/0000-0002-3350-7452

Francisco Jonh Lennon Tavares da Silva, SEDUC - Teresina-PI

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFPI). Temas de interesse: filosofia da ciência, história e epistemologia da Geografia, questões socioambientais urbanas e ensino de Geografia. Atualmente é professor substituto na Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí.

https://orcid.org/0000-0003-0188-607X

Janaira Marques Leal

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2011- 2016). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2017-2019). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2019-2023). Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pela UNIMÉRICA (2022 - atual). Atualmente participo do Grupo de Pesquisa de Estudos em Geografia Física do LABGEO/UFPI e Grupo de estudos em Paisagens do Cerrado - CARPA/IESA/UFG, atuando na linha de Planejamento ambiental. Atuo como revisora de periódicos na Revista Equador do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Apresento interesse nos seguintes temas: Geografia Física; Geomorfologia; Geoprocessamento; Análise Ambiental; Abordagem Sistêmica e Metodologia científica.

https://orcid.org/0000-0003-0707-2675

Glácia Lopes Araújo, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Piauí(2006), graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Piauí(2009), especialização em GESTÃO AMBIENTAL pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2009) e mestrado em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Piauí(2020). Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal do Piauí. Atuando principalmente nos seguintes temas:Geodiversidade, Avaliação, Patrimônio geológico, Patrimônio geomorfológico, Caldeirão Grande do Piauí e Francisco Macedo.

https://orcid.org/0000-0001-6762-5660

Helena Vanessa Maria da Silva

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPgGEO/Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio: 2018/2020). Possui Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013-2017), Campus Clóvis Moura (Teresina-PI). Membro do Laboratório de Geomorfologia Ambiental, Costeira e Continental - (LAGECO/UFC) e Pesquisadora do Grupo Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação (GEOCON/UFPI). Atua na área de Geografia Física com ênfase em estudos geoambientais, em temáticas como geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação, geoturismo, geoeducação e análise da paisagem.

https://orcid.org/0000-0001-9086-2808

Francílio de Amorim dos Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Montenegro (2008-2009); Especialista em Gestão Ambiental e Ecoturismo pelas Faculdades Montenegro (2008-2009); Especialista em Geoprocessamento pela Faculdade Única de Ipatinga (2021-2022); Especialista em Gestão de Negócios com foco em Finanças Comportamentais pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2021-2023); Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pelo Centro Universitário UNIFATEB (2021-2023); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015); Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2020). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, com lotação do Campus Piripiri, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Análise e Planejamento Espacial (MAPEPROF).

https://orcid.org/0000-0002-0415-6673

Léya Jéssyka Rodrigues Silva Cabral

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPI - associação plena em rede. Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2010-2015).Foi Bolsista do programa de Iniciação Cientifica - PIBIC(2012/2013) e Iniciação Cientifica Voluntária ICV(2013/2014), na Universidade Federal do Piauí. Atuou como monitora da disciplina de Pedologia. Participa do Grupo de Pesquisa em Geografia Física. Desenvolve pesquisas relacionadas a Geografia Física. Atuando principalmente nos temas: Pedologia, Geologia, Geomorfologia, SIG.

https://orcid.org/0000-0001-7141-9210

Gustavo Souza Valladares

Possui graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Piauí. É Professor do programa de Mestrado em Geografia da UFPI e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI em rede. É Pós-Doutorando no Instituto de Geociências da Unicamp. Foi entre 2002 e 2008 pesquisador da Embrapa na área de gênese e classificação dos solos. Entre 2009 e 2011 professor da UFC. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos e Geoprocessamento atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento pedológico, química do solo, manejo, organossolo, geoprocessamento, qualidade do solo e aptidão agrícola.

https://orcid.org/0000-0002-4884-6588

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Marcos Gervasio Pereira é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), concluiu o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) nesta Instituição em 1996. Atualmente é professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi chefe do Departamento de Solos, no período de 2000 a 2001. De abril de 2009 até outubro de 2013 foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (CPGA-CS) da UFRRJ. A partir de outubro de 2013 passa a ser Coordenador Substituto do CPGA-CS. É orientador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, na UFRRJ. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. 

https://orcid.org/0000-0002-1402-3612

Carlos Roberto Pinheiro Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Engenheiro Agrônomo (2017), Mestre (2018) e Doutor (2022) em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como professor substituto (2019-2021) no Departamento de Solos da UFRRJ, ministrando as disciplinas de Física do Solo e Aptidão Agrícola e Manejo dos Solos. Desenvolve projetos na área de Pedologia (gênese, morfologia e classificação de solo) com ênfase em mecanismos de acumulação de carbono orgânico e inorgânico em Black Soils. Também tem interesse em pesquisas em manejo do solo, especialmente estudos do impacto de mudanças de uso da terra na dinâmica do carbono em sistemas conservacionistas. Atualmente é bolsista de pós-doutorado no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) e membro do Soil Health & Management Research Group - SOHMA.

https://orcid.org/0000-0002-2721-6704

Andréa Maciel Lima

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2018), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2020). Acadêmica do curso de Doutorado em Geografia pela UFG. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Geoconservação, Geopatrimônio, Geografia Física e Pedologia aplicada.

https://orcid.org/0000-0002-2929-8985

Jéssica Cristina Oliveira Frota , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em geografia pela Universidade Federal do Piauí (2010-2014). Mestrado em Geografia na Área de Concentração: Organização do Espaço e Educação Geográfica, pela Universidade Federal do Piauí (2015-2017). Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Participou na condição de pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, vinculado à UFPI onde desenvolveu suas pesquisas junto ao Laboratório de Geomática da UFPI. Desenvolveu pesquisa junto a Empresa Júnior de Oceanografia do Paraná (MARIS). Atualmente é professora da Faculdade Ieducare em Tianguá- CE e é professora do Centro de Educação aberta e a distância da UFPI.

https://orcid.org/0000-0001-5314-8058

João Victor Alves Amorim, Colégio Técnico de Bom Jesus (UFPI)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017), Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/UFPI (2019) e Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba - PPGG/UFPB. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Técnico de Bom Jesus (UFPI). Tem experiência na área de Pedologia, com ênfase em Mapeamento Digital de Solos.

https://orcid.org/0000-0001-6530-2673

Amanda Alves Dias, Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí

Possui Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI (2019), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária ICV(2011-2012) e no Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2013-2014)(2014-2015). Atualmente trabalha na Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí atuando na área de planejamento econômico e social. Tem experiência na área de Geografia e ensino, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Bacia hidrográfica, Planejamento socioambiental, Geotecnologias e Ensino.

https://orcid.org/0000-0001-6648-224X

Renê Pedro de Aquino, SEDUC-PI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1997), especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2013). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. Foi professor da educação básica, atuando em diversas escolas da rede privada em Teresina-Pi (1994-2011), além da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Piauí (2000-2006), e da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (2000-2002) Atualmente é professor Assistente III na Universidade Estadual do Piauí, onde exerceu o cargo diretor do Campus Clóvis Moura de março de 2011 a dezembro de 2020. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos geoambientais.

https://orcid.org/0000-0003-4142-6764

Livânia Norberta de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora efetiva adjunta na UFPA- Campus Altamira. Possui Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2019); É Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Fez doutorado Sanduíche em Geografia na Universidade de Coimbra (2017). É Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2011). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2008).Cooordena o Grupo de pesquisa Análise integrada na bacia hidrográfica do rio Xingu. É vice-diretora da Faculdade de Geografia (UFPA- campu Altamira). É integrante do Grupo de Estudos Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON/UFPI). Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)MEC. Coordenou o Curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Educação São Francisco-FAESF (2012-2013). Coordenou o TCC na Faculdade de Educação São Francisco-FAESF (2013). Atua principalmente na área da educação e pesquisa, nos seguintes temas: Desenvolvimento e Meio Ambiente, Vulnerabilidade socioambiental, Bacias Hidrográficas, Desenvolvimento Sustentável, Impactos ambientais urbanos e rurais, Gestão ambiental, Ordenamento territorial e Educação Ambiental.

https://orcid.org/0000-0003-2558-2855

Eugênia Cristina Gonçalves Pereira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geógrafa, Mestre em Botânica Criptogâmica (1989) pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Botânica (1998) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com especialização na Espanha (1992) pela Universidad Complutense de Madrid. Professor Titular de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ministra as disciplinas de Biogeografia Geral e Biogeografia Zonal para a graduação de Geografia e Liquenologia (Sistemática de Criptógamos) no curso de Biologia. Credenciada juntos aos Programas de Pós Graduação em Geografia e de Biologia Vegetal UFPE. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atuando na área de Botânica Aplicada, Geografia Física/Geoecologia, onde desenvolve pesquisas acerca do monitoramento ambiental, inclusive com o uso dos liquens e suas substâncias, sua bioprodução por sistemas imobilizados para fins comerciais, medicinais e de biorremediação de solos, com vistas à bioconservação dos ecossistemas. Neste, também estuda a ciclagem de nutrientes, com ênfase aos produtos contaminantes inseridos nos habitats por meio de ação humana. Tem diversos artigos e livros e capítulos de livro publicados, bem como alunos de iniciação científica, dissertações e teses orientadas e em andamento. 

Maria Lúcia Brito Cruz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

https://orcid.org/0000-0002-2202-923X

Guilherme de Sousa Silva

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí . Atualmente é professor da Secretaria Municipal de Educação de Teresina-Piauí. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica-PIBIC. Participou do Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí e do Programa Residência Pedagógica-RP e tem interesse nos estudos das áreas de Pedologia, Ensino de solos, organização do espaço geográfico, geologia e hidrografia.

https://orcid.org/0000-0002-2936-7979

José Francisco de Araújo Silva, CEAD-UFPI

Aluno do curso de Doutorado em Geografia (2021-atual) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Possui pós-graduação em Gestão Ambiental - EAD - pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009), pós-graduação em Gestão Pública Municipal - EAD - pela Universidade Federal do Piauí (2011), Graduação em Letras-espanhol - EAD - pela Universidade Estadual do Piauí (2013), Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Piauí (2007), Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Tem experiência com o Ensino de geografia e possui estudos relacionados às seguintes áreas: Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação, Geoturismo. Foi professor efetivo da rede estadual de educação de 2006 a 2013. Foi professor-Tutor do curso de Geografia do CEAD-UFPI. Atualmente é professor formador do curso de Geografia CEAD-UFPI e professor de Geografia no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Picos - PI.

https://orcid.org/0000-0002-8869-1998

 

Hikaro Kayo de Brito Nunes

Doutor em Geografia (2020-2022) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Mestre em Geografia (2016-2017) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Especialização em Educação Especial Inclusiva (2020-2021) e em Gestão e Educação Ambiental (2021-2022), ambas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (2012-2015) pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI/Campus Poeta Torquato Neto. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Geografia Física da UESPI (NEGEO/UESPI); Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação da UFPI (GAAE/UFPI); Morfoestrutura e Morfopedologia das Paisagens do Nordeste Brasileiro (UECE); Núcleo de Estudos Geográficos do Médio Solimões (NEGEM/UEA); Núcleo de Pesquisas e Estudos Amazônicos (NUPEAM/UEA) e Análise integrada na Bacia hidrográfica do rio Xingu (UFPA).

https://orcid.org/0000-0001-6868-1285

Capa livro Abordagens e temas da Geografia Física

Downloads

Publicado

1 dezembro 2020
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.