Sobral e patrimônio industrial: outros olhares, outras memórias, outras histórias

Autores

Telma Bessa Sales
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
https://orcid.org/0000-0002-3459-0665
Sophia Agata

Palavras-chave:

Patrimônio industrial- Sobral, Ce, Arquitetura industrial, Desenvolvimento urbano, Historiografia local

Sinopse

Este é um livro para ser lido e degustado. Sim, o saber e o sabor caminham juntos, no prazer de ler! As páginas narrativas e as fotografias apresentam a cidade de Sobral em diversas circunstâncias da sua realidade social, como: manifestações culturais, trabalho em fábricas, festividades. Importa tomar conhecimento da história de Sobral por meio das experiências de seus habitantes, em especial, das vivências de ex-trabalhadores da Companhia de Fiação e Tecidos Ernesto Deocleciano (CFTED).
Sobral é uma cidade de porte médio localizada a 225 km de Fortaleza/Ceará. Possui uma parte de seu núcleo urbano tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, desde o ano de 1999. O registro da história local pode ser contemplado para além de prédios arquitetônicos e ser composto pelas experiências e práticas sociais de seus moradores, pois sabemos que a história é plural e o relato oral das experiências de vida de pessoas comuns mostra que não existem somente as versões de reis, rainhas, políticos e heróis.

ISBN: 978-65-5421-220-5 - papel

ISBN: 978-65-5421-221-2 - E-book em pdf

Capítulos

  • Prefácio
  • Parte I - Um passeio pela Fábrica de Tecidos
  • Parte II - Sobral se transformando
  • Trabalhadores da Fábrica de Tecidos de Sobral – Muitas histórias e outras memórias
  • Conversando sobre patrimônio industrial
  • Viver Portugal além dos muros acadêmicos:
    uma experiência transformadora
  • Patrimônio industrial:
    palavras, imagens e práticas
  • TCC’s acerca do Patrimônio Industrial – Departamento de História – UVA
  • Posfácio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Bessa Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com mestrado (2000) e doutorado (2006) em História pela mesma instituição e pós doutorado na Universidade de Évora – Portugal (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, experiências sociais, memória, cultura, história oral, reestruturação produtiva e patrimônio industrial. Fez estágio na Universidade La Sapienza (Roma) sob orientação do professor Alessandro Portelli. É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Ceará (ICOMOS-CE), do Conselho Municipal de Patrimônio de Sobral, da Associação Nacional de História (ANPUH), é membro da Associação Brasileira de Historia Oral e professora associada do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desde 2011.

Sophia Agata

Graduanda em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bolsista de Iniciação Científica e Extensão. Pesquisadora de história oral, Patrimônio Industrial, Material e Cultural. Diretora do documentário “Olhares Plurais em Jijoca de Jericoacoara”. Membro do grupo de estudos em história oral, registrado no CNPq. Atuou na organização da Exposição Vivências Cotidianas em Tempos de Pandemia, realizada no Memorial da Educação Superior de Sobral.

Capa Sobral e patrimônio industrial

Downloads

Publicado

1 abril 2025
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.