Editar Rachel de Queiroz: travessias do romance O Quinze
Sinopse
Rachel de Queiroz atravessa os anos e vai sendo recriada por outras mãos que não as suas. O mesmo ocorre com seu primeiro romance, O Quinze, que, para além de consolidar uma pujante narrativa sobre a seca, sela como autora uma jovem que não alcançara ainda os vinte anos. Sua vida se estendeu por mais de noventa anos, com desdobramento em outras formas de escrita ao dedicar-se ao jornalismo, à crônica, à tradução. A jovem autora tornou-se uma senhora com carreira sólida e reconhecida, e sempre acompanhada por aquele romance primeiro.
O trabalho de Gilberto Gilvan Souza Oliveira documenta as várias criações do livrinho e da autora, através dos anos, pelas mãos de capistas, ilustradores, revisores. Coloca em relevo os diálogos do livro com outros textos sobre a seca, com os demais livros da própria autora e com aqueles que pensavam e escreviam sobre a literatura no Brasil. E, principalmente, com quem viabilizava a existência material de um texto: os editores. Neste ponto, o historiador mostra como é incontornável analisar Rachel sem pensar a “Casa”, como era chamada a editora na qual trabalhou por décadas: a José Olympio.
Ao prazer de ler a obra da escritora, este estudo propõe descobrir o prazer em acompanhar a vida de O Quinze, o objeto livro, ao longo das décadas em suas diversas edições.
ISBN: 978-65-5421-184-0 - papel
ISBN: 978-65-5421-185-7 - E-book
Capítulos
-
O encontro de outros encontros
-
Costurar, dialogar, criar
-
O prazer da escrita
-
Autora e amiga da Casa
-
Criar sentidos, atribuir significados
-
Itinerários editoriais
-
Coleções e comemorações
-
O livro na vitrine
-
O livro na estante
-
O livro livre
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.