Nas Trilhas do Sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará

Autores

Raimundo Alves de Araújo (ed)
Seduc-CE
https://orcid.org/0000-0003-2599-4526
Cícero Joaquim dos Santos (ed)
Universidade Regional do Cariri (URCA)
https://orcid.org/0000-0002-4897-4336

Palavras-chave:

Ceará, Cultura e política, Sertão, Contextos políticos, História

Sinopse

O sertão, enquanto produção discursiva, fazia parte das definições espaciais portuguesas durante a expansão europeia. Sertão, ali, referia-se aos locais distantes do litoral, associado a uma baixa densidade demográfica. Ou seja, em um primeiro momento, o termo sertão aludia-se aos locais ainda não povoados ou colonizados pela empresa lusa; logo, espaços não “civilizados”, no sentido de que civilizar era adequar uma região à ordem colonizadora.

No entanto, a partir da segunda metade do século XIX, com a formação do discurso nacionalista e de construção de uma identidade nacional, o termo foi sendo paulatinamente reelaborado pela literatura para adquirir um sentido de “identidade nacional”, uma espacialidade imaginada onde a originalidade da cultura “brasileira” estava mais preservada. Logo, a partir do conceito de sertão nascera a definição do sertanejo como o ente que corporificava as raízes da “pátria”. Como exemplo, a obra “O Sertanejo”, de José de Alencar, que compõe um sertão como um espaço do poder personificado no senso de justiça de Arnaldo e do Capitão-mor de milícia, Campelo.

ISBN: 978-65-87429-91-5 - e-book - pdf

ISBN: 978-65-87429-92-2 - papel

Capítulos

  • Nas trilhas do Cariri cearense:
    uma proposta extensionista com cinema africano
    Cicera Nunes, Thiago Florencio
  • “Essa história tem sentido?” Sensibilidades e télos na escrita da história de Sobral na obra de padre João Mendes Lira
    Francisco Dênis Melo, Thiago Braga Teles da Rocha
  • Tensões, intenções e interações:
    patrimônio cultural, turismo e romaria em Juazeiro do Norte
    José Italo Bezerra Viana
  • O ensino da história a partir do Cariri:
    o uso de conceitos e recursos didáticos
    Ana Isabel Ribeiro P. Cortez Reis, Darlan de Oliveira Reis Junior
  • Sonhar com os mortos
    Joaquim dos Santos
  • O Hospital Manuel de Abreu:
    lugar de cura e poder no pulmão do Cariri
    Francisco Egberto de Melo, José Roberto dos Santos Júnior, Maria Isadora Leite Lima
  • Verso e reverso de uma cidade:
    os pasquins e o “controle” do namoro
    Antonio Vitorino Farias Filho
  • “Imprensa Catholica e organização política são as nossas armas”. O jornal Correio da Semana e o discurso anticomunista. Sobral-CE (1930-1945)
    Carlos Augusto Pereira dos Santos
  • O Demônio do Pontal da Santa Cruz em Santana do Cariri-CE: memória e narrativa
    Ana Cristina de Sales, Maria Arleilma Ferreira de Sousa, Nívia Luiz da Silva
  • “Dissipai a cruel peste, poderosa intercessora”:
    devoção mariana e epidemia do cólera no Cariri Oitocentista
    Jucieldo Ferreira Alexandre, Paulo Henrique Fontes Cadena
  • A política para pobres:
    recrutamentos, prisões e espancamentos no Ceará (1799-1837)
    Reginaldo Alves de Araújo
  • O sexo e a colonização dos sertões do Brasil (Séculos XVII e XVIII)
    Raimundo Alves de Araújo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Alves de Araújo, Seduc-CE

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (DINTER UFF/ URCA). Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em História Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do curso de História do Ceará na UVA durante o ano de 2016.1. Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação (SEDUC/CE).

Ana Cristina de Sales

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL.

Ana Isabel Ribeiro P. Cortez Reis, ProfHistória/URCA

Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professora vinculada ao Departamento de História da URCA. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/URCA). Membro do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA.

Antonio Vitorino Farias Filho, Seduc-CE

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor da Faculdade Princesa do Oeste (FPO). Professor da Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará - SEDUC/CE.

Carlos Augusto Pereira dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós- -doutorado em Estudos Culturais e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em História e em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é professor da UVA.

Cicera Nunes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Educação da URCA. Docente do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História (URCA). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER.

Darlan de Oliveira Reis Junior, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História pela Universidade de Vassouras. Atualmente é Professor do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Líder do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente – NEHSA.

Francisco Dênis Melo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Pós-Doutorado junto ao PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor da UVA.

Francisco Egberto de Melo, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Educação, Mestre em História Social e Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. Pesquisador produtividade BPI FUNCAP. Líder do Núcleo de Pesquisa Ensino, História e Cidadania – NUPHISC.

Cícero Joaquim dos Santos, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professor do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Líder do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq junto à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

José Italo Bezerra Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória-GEPPM/ UFC/CNPq.

José Roberto dos Santos Júnior

Graduando em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista de Iniciação Científica – BPI FUNCAP. Membro do Núcleo de Pesquisa Ensino, História e Cidadania – NUPHISC.

Jucieldo Ferreira Alexandre, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Cariri, Universidade Regional do Cariri

Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em História e Cultura Histórica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (Dinter UFF/URCA). Docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Suas pesquisas de pós-graduação centram-se nas relações entre história e epidemia, com foco nos surtos do cólera que atingiram o Ceará na década de 1860.

Maria Arleilma Ferreira de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades - NHISTAL.

Nívia Luiz da Silva

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL.

Maria Isadora Leite Lima

Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Foi bolsista de Iniciação Científica - BPI FUNCAP. Integrante do Núcleo de Pesquisa Ensino, História e Cidadania – NUPHISC.

Paulo Henrique Fontes Cadena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua, desde 2018, na Licenciatura e no Mestrado Profissional em História da Universidade Católica de Pernambuco. Teve a dissertação de mestrado publicada sob o título “Ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser cavalgado: trajetórias políticas dos Cavalcanti de Albuquerque (Pernambuco, 1801-1844)”.

Reginaldo Alves de Araújo, Seduc-CE

Doutor e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado e Especialista em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é Professor da Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará (SEDUC/CE). Pesquisador do Grupo de pesquisa Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista - SEBO.

Thiago Florencio, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em História, Mestre em História Social da Cultura e Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RIO. Atualmente é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Letras (URCA). Coordenador do Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber- NEDESA.

Thiago Braga Teles da Rocha, Seduc-CE

Graduado em História e Especialista em Ensino de História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará - SEDUC/CE.

Capa livro Nas trilhas do sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará

Downloads

Publicado

1 abril 2021
COMO CITAR

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.